Dente do bebê: sintomas quando os dentes começam a nascer

Bebê mordendo
Primeiros dentes, sintomas, higiene bucal e como aliviar o desconforto. Tudo que você precisa saber sobre os dentes do bebê. Confira!

Existem diversos momentos na vida de um bebê que parecem mágicos para os pais. Os primeiros passinhos, a primeira palavra, o primeiro corte de cabelo… Enfim, são diversas as situações.

Porém, existe uma dessas situações que, apesar de deixar os pais maravilhados, também possuem o poder de deixá-los nervosos e preocupados. Essa é a fase dos primeiros dentinhos.

Os primeiros dentes do bebê

Não há um padrão, mas normalmente os dentes começam a aparecer entre os 6 e 14 meses de vida, sendo os frontais de baixo os primeiros a surgirem.

Existem situações raras onde o primeiro dentinho já nasce junto com o bebê ou surge logo no primeiro mês de vida do pequeno. Este dente possui o nome de Dente Neonatal.

Em casos assim, é de extrema importância que procure-se um odontopediatra para fazer uma avaliação se tudo está bem e se este dente possui raiz.

Principais sintomas

Como mencionado no início, esse é um período um tanto quanto complicado para os pais que, muitas vezes, percebem seus filhos irritados e/ou doentes, e não conseguem compreender o porquê de tanto choro ou até mesmo de recusa para se alimentar.

É preciso que os pais sempre estejam atentos aos sintomas.

Apesar de não ser em todos os bebês, estes sintomas listados a seguir são os indícios mais comuns de que a dentição está para surgir:

1. Nervosismo e irritação

A mudança de humor é um dos primeiros sinais a surgir quando os dentinhos começam a apontar. Isso é normal, pois essa irritação também está relacionada às dores na gengiva.

2. Gengiva vermelha e inchada

Esse é um indicativo de que os dentes estão prestes a aparecer. É comum no início que as gengivas fiquem mais sensíveis e inchadas.

3. Aumento da salivação

Isso acontece porque nas primeiras fases da dentição a produção de saliva aumenta.

4. Febre, vômitos e alterações nas fezes

Não são em todos os casos, mas estes sintomas podem indicar as primeiras fases da dentição e, por não ser algo muito comum, caso alguns destes sintomas surjam nesse período, procure o pediatra.

5. Morder tudo

Outro indicativo da dentição é a tentativa do bebê de levar à boca e morder tudo aquilo que ele encontra pela frente.

Como aliviar o desconforto do nascimento dos dentes do bebê

Uma boa dica para amenizar o desconforto causado pelo nascimento dos primeiros dentinhos é utilizar uma compressa esterilizada molhada em água fria para aplicar na gengiva do bebê. Essa compressa tem como função aliviar um pouco o inchaço e as dores.

Outra boa dica é ofertar para a criança o famoso mordedor.

Mordedor Bebê

Mas, neste caso, prefira aqueles que possuem água em seu interior, pois assim eles podem ser resfriados na geladeira e, com isso, proporcionar uma sensação de alívio e frescor para o bebê, aliviando as dores.

Higiene bucal: antes ou após o nascimento dos dentes?

A Associação Brasileira de Odontopediatria aconselha que a higienização bucal do bebê deve ser iniciada após a erupção do primeiro dente, pois quando o bebê ainda não possui nenhum dente, as bactérias causadoras da cárie não encontram superfície rígida para se apoiar, logo acabam sendo engolidas, não causando danos à saúde bucal da criança.

Após o surgimento do primeiro dentinho, é importante dar início a uma higienização adequada.

Use uma escova macia, pequena e que corresponda a idade. A indicação etária fica contida na embalagem.

Quanto a pasta de dente, esta pode conter flúor e deve ser usada com cautela: uma porção do tamanho de um grão de arroz cru já é o suficiente para uma higienização adequada dos dentes do bebê.

Lembrando que o recomendável é que os pais façam pelo menos três escovações diárias nos filhos, sempre após as principais refeições.

Dr Wesley Pediatra Santo Antonio da Platina

Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior