Seu bebê baba muito? Saiba quando isso é normal

Bebe babando
Na maioria das vezes é normal bebês babarem, porém o excesso pode indicar certos problemas como aftas, resfriados e até mesmo dentes nascendo.

A “fase das babas” é um período de muitas reclamações das mamães, pois em certos casos chega a ser necessário muito babador para dar conta de limpar tanto líquido que sai da boquinha dos pequenos. 

Mas afinal, quando essa quantidade de baba é normal e quando ela pode indicar algum problema?

Bom! Em boa parte das vezes é normal o bebê babar a partir dos dois/três meses de idade até os 18 meses, pois, neste período, há um aumento na quantidade de saliva do pequeno devido ao seu desenvolvimento neurológico e oral.

Após o segundo ano de vida, surgem alguns fatores, como um maior amadurecimento da postura corporal e do sistema neurológico, que causam uma redução na quantidade de baba. Porém, quando essa quantidade não diminui, torna-se necessária a busca por orientação médica.

Dentinhos nascendo

Em alguns casos, o excesso de baba da criança pode estar ligado ao nascimento dos dentinhos.

Caso você esteja passando por essa fase e queira identificar se a possível causa é o crescimento dos dentes da criança, basta observar a gengiva do bebê, pois nesta situação ela pode ficar inchada. Além disso, é comum que o pequeno sinta vontade de coçar a região colocando a mão ou objetos na boca o tempo todo.

Em outros casos, os bebês tendem a sentirem dor e apresentar irritação e febre. Infelizmente em casos assim não há muito o que se fazer em relação à baba, a não ser aguardar o término dessa fase.

Mas claro que, caso seu filho apresente tais sintomas, busque orientação médica.

Possíveis problemas

Quando percebemos uma produção excessiva de saliva, ao ponto de incomodar a mamãe, e que esta não seja proveniente do nascimento dos dentinhos ou que esteja fora de época, pode ser sinal de aftas, resfriados, refluxo gastroesofágico, frênulo lingual curto ou amígdalas e adenoide aumentadas.

No entanto, como o esperado é que crianças babem até aos dois anos, o excesso de saliva não costuma ser considerado um problema, não sendo, então, indicado algum tratamento. Apenas é necessário tratamento quando houver um diagnóstico comprovando alguns dos problemas citados acima.

Dr Wesley Pediatra Santo Antonio da Platina

Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
COMPARTILHE ESTE POST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Sobre Dr. Wesley Pediatra Santo Antônio da Platina

Dr. Wesley Jr.

O Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior é graduado na Universidade do Oeste Paulista, pela Faculdade de Medicina “Dr. Domingos Leonardo Cerábolo”, com Residência Médica na especialidade de Pediatria, pela Faculdade de Medicina de Marília.