A “fase das babas” é um período de muitas reclamações das mamães, pois em certos casos chega a ser necessário muito babador para dar conta de limpar tanto líquido que sai da boquinha dos pequenos.
Mas afinal, quando essa quantidade de baba é normal e quando ela pode indicar algum problema?
Bom! Em boa parte das vezes é normal o bebê babar a partir dos dois/três meses de idade até os 18 meses, pois, neste período, há um aumento na quantidade de saliva do pequeno devido ao seu desenvolvimento neurológico e oral.
Após o segundo ano de vida, surgem alguns fatores, como um maior amadurecimento da postura corporal e do sistema neurológico, que causam uma redução na quantidade de baba. Porém, quando essa quantidade não diminui, torna-se necessária a busca por orientação médica.
Dentinhos nascendo
Em alguns casos, o excesso de baba da criança pode estar ligado ao nascimento dos dentinhos.
Caso você esteja passando por essa fase e queira identificar se a possível causa é o crescimento dos dentes da criança, basta observar a gengiva do bebê, pois nesta situação ela pode ficar inchada. Além disso, é comum que o pequeno sinta vontade de coçar a região colocando a mão ou objetos na boca o tempo todo.
Em outros casos, os bebês tendem a sentirem dor e apresentar irritação e febre. Infelizmente em casos assim não há muito o que se fazer em relação à baba, a não ser aguardar o término dessa fase.
Mas claro que, caso seu filho apresente tais sintomas, busque orientação médica.
Possíveis problemas
Quando percebemos uma produção excessiva de saliva, ao ponto de incomodar a mamãe, e que esta não seja proveniente do nascimento dos dentinhos ou que esteja fora de época, pode ser sinal de aftas, resfriados, refluxo gastroesofágico, frênulo lingual curto ou amígdalas e adenoide aumentadas.
No entanto, como o esperado é que crianças babem até aos dois anos, o excesso de saliva não costuma ser considerado um problema, não sendo, então, indicado algum tratamento. Apenas é necessário tratamento quando houver um diagnóstico comprovando alguns dos problemas citados acima.