Coronavírus: mamães infectadas podem manter a amamentação?

Imagem-Destacada-corona02
Mães devem parar de amamentar por causa do coronavírus? Entenda quais cuidados são essenciais para o aleitamento materno.

Uma das principais preocupações das mamães pelo mundo refere-se ao aleitamento materno. Será que mães infectadas com o COVID19 podem continuar amamentando seus filhos?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), caso seja um desejo da mãe, o aleitamento pode ser mantido. “… até o momento não há documentação de transmissão vertical durante a gestação e nem no período neonatal, pela amamentação”, diz nota da SBP.

Em outro ponto da nota, é passada a seguinte informação: “Dada à realidade de que as mães infectadas pelo coronavírus provavelmente já colonizaram seus bebês, a amamentação continuada tem o potencial de transmitir anticorpos maternos protetores ao bebê através do leite materno. Portanto, a amamentação deve continuar com a mãe praticando cuidadosamente a lavagem das mãos e o uso de uma máscara durante a amamentação, para minimizar a exposição viral adicional ao bebê”.

Porém, em casos onde a mãe não esteja à vontade para amamentar seu filho diretamente, a SBP recomenda que se extraia o leite de modo manual ou através de bombas de extração láctea, desde que a mão e a bomba estejam bem higienizadas. 

Com isso, um cuidador saudável poderá oferecer o leite à criança através de um copinho, xícara ou colher. 

Como proteger os bebês durante o aleitamento materno?

: Mães que não estão com suspeita ou não foram diagnosticadas com o coronavírus

A principal recomendação para esse caso é uma higienização correta e frequente das mãos, além de se evitar locais aglomerados.

: Mães com suspeita ou diagnosticadas com a doença

Além dos mesmos cuidados, é essencial a utilização de máscaras em todas as mamadas. É preciso manter também uma higiene rigorosa das mãos antes de tocar no bebê no momento de posicioná-lo para mamar.

Vale ressaltar que as mãos devem estar bem higienizadas antes de fazer o manuseio da bomba extratora de leite e mamadeiras. E, caso seja necessário, estas mães devem pedir ajuda para alguém saudável no momento de ofertar o leite ao bebê.

Uma das causas que possa levar à pausa da amamentação nesse cenário é a piora do quadro respiratório da mãe ao ponto de internação. 

Dr Wesley Pediatra Santo Antonio da Platina

Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
COMPARTILHE ESTE POST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Sobre Dr. Wesley Pediatra Santo Antônio da Platina

Dr. Wesley Jr.

O Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior é graduado na Universidade do Oeste Paulista, pela Faculdade de Medicina “Dr. Domingos Leonardo Cerábolo”, com Residência Médica na especialidade de Pediatria, pela Faculdade de Medicina de Marília.