Desfralde: tudo o que uma mãe precisa saber

Desfralde: tudo o que uma mãe precisa saber
O desfralde requer muita paciência e cumplicidade. Por isso, nesse post, você irá conhecer algumas dicas e orientações para superar essa fase.

Um dos maiores desafios para as mamães é conseguir identificar o melhor momento de tirar as fraldas de seu filho, mantendo a paciência e dedicação por todo o período. Além disso, é preciso entender que, antes do pequeno aprender o caminho para o banheiro, ele irá sujar a calça, a cama e, até mesmo, o tapete e o sofá. É normal! 

No momento do desfralde, a criança passa a perceber que aquilo que está na fralda é ela quem faz. É uma fase importante que o bebê começa a definir que tem um espaço dentro que é dele e ele controla. E essa é uma mudança grande na capacidade de autopercepção, diferente de tudo o que a criança já passou antes.

Em outras palavras, além das questões biológica, parar de usar fraldas depende também do reconhecimento do próprio corpo e da construção de independência, fase essa que começa a se fixar por volta dos 2 anos de idade. Nessa faixa etária as crianças começam a entender suas dimensões e funções.

O período natural de acontecer o desfralde do bebê é entre 18 meses a 4 anos. Caso a criança seja apressada para sair das fraldas ou se sinta prejudicada, lesada ou agredida, provavelmente o processo será mais demorado, com o pequeno assumindo contornos traumáticos. Por isso, para que a experiência seja positiva, é fundamental a participação, paciência e apoio da família.

Sinais que seu pequeno já está pronto para o desfralde

Mesmo que não haja um momento exato para que a criança deixe de usar fraldas, os pequenos tendem a dar alguns sinais que já estão aptos a usar cuecas ou calcinhas.

Para lhe ajudar a identificar se é ou não o momento do desfralde, confira essas dicas:

1. Quando começa haver o controle dos esfíncteres

Esfíncteres são as estruturas do corpo responsáveis por controlar a eliminação de xixi e cocô.  Dois sinais interessantes que demonstram seu controle é:

1. a capacidade que a criança tem de subir ao menos 5 degraus de uma escada sem se apoiar em nada;

2. o tempo longo que a criança consegue passar com as fraldas limpas, assim como de fazer xixi de uma só vez, não de pouco a pouco.

Mas vale ressaltar que esse controle tem um desenvolvimento diferente de criança para criança quanto ao tempo.

2. Quando a fralda suja incomoda o pequeno

Haverá um momento em que seu filho demonstrará um certo incômodo com a fralda suja. Esse é um momento perfeito para mostrar a ele que existe uma opção mais confortável, podendo assim dar um certo estímulo para deixar as fraldas.

3. Quando a criança imita os mais velhos

Criança fazendo barba com o pai

De uma forma geral na infância, a imitação é uma grande aliada no quesito aprendizagem, onde as crianças tendem a aprender mais pelo exemplo dos mais velhos do que por suas palavras. No desfralde não é diferente!

Ao ver os pais, irmãos ou, até mesmo, coleguinhas utilizando o vaso sanitário, ou o troninho, no caso dos pequenos, a tendência é que em certo momento a criança comece a imitar o hábito, sendo essa mais uma boa oportunidade para começar a ensinar os processos do desfralde.

4. Manifestações físicas

Algumas manifestações físicas do pequeno podem ser indicativos de que ele já está se demonstrando pronto para deixar as fraldas. Algumas delas são:

  • Já faz cocô em horários mais ou menos previstos, e faz movimentos que indicam que está evacuando, como abaixar ou ficar paradinho em um canto;
  • Cocô possui um formato mais ou menos sólido;
  • Faz uma grande quantidade de xixi de uma só vez e não de pouquinho em pouquinho;
  • Passa um intervalo de 3h a 4h seco: isso representa um treinamento do esfíncter e da bexiga para segurar a urina.

5. Manifestações cognitivas

A cognição é o processo ou faculdade de adquirir um conhecimento. Nesse item, alguns sinais que podem indicar um possível momento do desfralde são:

  • Quando a criança consegue entender e obedecer simples comandos, como pegar um determinado objeto;
  • Quando começa a aprender que certas ações e comportamentos possuem hora e locais adequados para acontecer;
  • Quando o pequeno já entende os sinais de seu próprio corpo ao sentir vontade de ir ao banheiro e, com isso, já consegue alertar os pais sobre tal vontade.

6. Manifestações comportamentais

O comportamento talvez seja o item mais importante que os pais devem ficar atentos, pois através do comportamento da criança é possível reconhecer vários indicativos de um possível momento do desfralde. Veja alguns:

  • Quando o pequeno consegue ficar sentado em uma única posição num intervalo de 2 a 5 minutos;
  • Quando ele se demonstra orgulhoso e satisfeito com cada conquista, mesmo que pequena;
  • Quando a criança se demonstra curiosa e interessada em ver pessoas próximas, normalmente da família, realizando hábitos de higiene, como usar roupas de baixo, lavar as mãos, etc;
  • Quando se demonstra claramente incomodada com a fralda suja;
  • Quando o pequeno não demonstra resistência em usar o troninho ou penico e manifesta sinais de interesse ou curiosidade em usá-los.

10 Dicas para fazer o desfralde

Dicas de desfralde

Antes das dicas, é importante saber que é preciso respeitar a maturidade da criança. Além disso, é preciso estar presente e se manter atenta aos sinais que ela dá de que está pronta para iniciar o desfralde.

Então, mais do que focar na idade, lembre-se de que o momento ideal é quando o bebê se mostrar preparado, e isso pode variar muito de criança para criança.

Se você já percebeu que seu filho está apresentando sinais de que está chegando o momento de largar as fraldas, confira essas 10 dicas para fazer o desfralde:

:: Dica 01

Como dito anteriormente, as crianças tendem a aprender melhor com o exemplo do que por palavras. Então, deixe que ela veja seus hábitos no banheiro e a incentive a adotar os mesmos hábitos. Se for uma menina, leve-a com você. Se for menino, permita que os hábitos do pai sejam explorados pelo pequeno. Assim, a criança irá notar as diferenças e se mostrará curiosa em aprender.

:: Dica 02

Mesmo que seu filho seja menino, é importante que ele aprenda, primeiro, a fazer as necessidades biológicas sentado, pois as chances do xixi e do cocô virem juntos no começo são grandes.

:: Dica 03

É importante ter um objeto adequado para seu filho fazer xixi, como por exemplo um troninho, penico ou suporte para o vaso sanitário. Na utilização destes objetos, lembre-se sempre de verificar se o pequeno está sentando adequadamente. Caso não, mostre opções para que ele se sinta confortável e tranquilo nesse momento. Caso opção seja o suporte para o vaso, coloque um banquinho ou escadinha para que a criança consiga subir.

:: Dica 04

Converse bastante com a criança durante o desfralde e torne o processo divertido. Vale cantar, ler livrinhos sobre o tema, explicar para onde vão as fezes e o xixi, o porquê deles existirem, etc.

:: Dica 05

Outro jeito de deixar esse processo divertido é deixando que seu filho escolha suas próprias roupas de baixo, como cuecas ou calcinhas divertidas, estampadas e coloridas. Além de ajudar na construção da autonomia, essa ação poderá fazer com que o pequeno crie um gosto maior por uma determinada peça, podendo assim ser uma boa forma para ele deixar as fraldas.

:: Dica 06

E falando em roupas, nesse período, evite vestir seu filho com roupas difíceis de tirar, como macacões, body ou jardineiras, por exemplo. Nessa fase, é importante que a criança comece a aprender a se desvestir sozinha, e roupas assim acabam sendo um empecilho.

:: Dica 07

Caso a criança deixe escapar o xixi ou cocô na roupa, de maneira nenhuma fique brava com ela, pois isso criará uma certa ansiedade, podendo gerar traumas e objeções que irão atrapalhar o processo. Porém, sempre que estiver tudo ok, comemore bastante. Se demonstre feliz com os resultados e elogie a criança, pois isso criará um senso de conquista no pequeno, o incentivando a buscar alcançar mais vitórias.

:: Dica 08

Geralmente quando o momento do desfralde começa a chegar, o bebê demonstra um certo desconforto com a fralda suja e dá sinais de independência. Nessas horas, vale a pena investir nas chamadas Pull-Ups, também conhecidas como “fraldas de treinamento”. O objetivo dessas fraldas é auxiliar no treinamento para a fase de largar as fraldas. Elas se assemelham bastante com  roupas de baixo e podem ser retiradas facilmente pelos pequenos.

:: Dica 09

O ideal é que os pais primeiro façam o desfralde diurno e somente após este estar bem encaminhado, que façam o noturno. Se o seu pequeno permanecer por um período de 3 a 5 noites com a fralda sequinha, tente tirá-la. Normalmente, o organismo das crianças demora bastante para conseguir segurar o xixi durante o sono profundo, então pode ser que este seja um processo demorado.

:: Dica 10

No dia do adeus às fraldas, faça uma grande festa. É importante que seu filho entenda que essa é uma grande conquista e elogiá-lo bastante é uma excelente forma de fortalecer sua autoestima e autonomia. 

Após o processo do desfralde ter sido realizado com sucesso, você se sentirá tão vitoriosa e orgulhosa quanto seu filho. Você estará de parabéns! Porém, vai uma dica: após esse processo do desfralde, existe uma próxima etapa onde você ouvirá bastante a frase “Mãe, já terminei! Pode vir me limpar!”. Então, prepare-se para isso também. 🙂

Dr Wesley Pediatra Santo Antonio da Platina

Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
COMPARTILHE ESTE POST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Sobre Dr. Wesley Pediatra Santo Antônio da Platina

Dr. Wesley Jr.

O Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior é graduado na Universidade do Oeste Paulista, pela Faculdade de Medicina “Dr. Domingos Leonardo Cerábolo”, com Residência Médica na especialidade de Pediatria, pela Faculdade de Medicina de Marília.