Assim como o crescimento e o desenvolvimento variam entre os bebês em função da genética e outros fatores, a idade em que os dentes nascem – tanto os dentes-de-leite, quanto os permanentes -, também varia muito.
Normalmente, os primeiros dentes aparecem por volta dos seis meses de idade, mas isso pode acontecer antes ou depois, entre três meses e um ano, não sendo considerado um problema.
Qual a sequência do nascimento?
Assim como o surgimento dos primeiros dentinhos varia de bebê para bebê, não há um padrão exato de nascimento dos dentes.
Cada um tem seu próprio ritmo de crescimento e, por isso, não é preciso grandes preocupações por parte dos pais.
Apesar disso, existe uma ordem mais comum do aparecimento dos primeiros dentinhos:
- Entre os 6 e os 10 meses: os incisivos centrais inferiores;
- Entre os 8 e os 12 meses: os incisivos centrais superiores;
- Entre os 9 e os 13 meses: os incisivos laterais superiores e inferiores;
- Entre os 10 e os 16 meses: os primeiros molares superiores e inferiores;
- Entre os 16 e os 20 meses: os caninos superiores e inferiores;
- Entre os 20 e os 30 meses: os segundos molares superiores e inferiores.
Dos primeiros aos últimos dentes de leite
Se nenhum dente estiver nascendo a partir do primeiro ano, já é aconselhável levar a criança a um odontopediatra para avaliar se existe algum problema.
Entre os possíveis problemas estão, por exemplo, a dificuldade que o dente encontra para romper a gengiva por causa de uma hiperplasia (aumento do volume gengival) ou como resultado de algum medicamento que a mãe pode ter usado durante a gestação, e até mesmo a ausência de dentes, que pode ser causada por determinadas síndromes ou outros problemas genéticos.
Até os três anos, todos os vinte dentes de leite do seu bebê já deverão ter nascido. Esta dentição dura até os seis anos: neste período, os dentes de leite começam a cair e são substituídos pelos definitivos.
Sintomas
Você já deve ter ouvido falar que o período em que os dentes do bebê começam a nascer é acompanhado por sintomas desagradáveis, como febre, vômito e diarreia, por exemplo.
É importante destacar que, embora muitos pais relatem essas reações, nenhuma delas foi cientificamente fundamentada, sendo sempre refutadas pelos especialistas.
Para mamães e papais poderem lidar melhor com essa fase, é preciso muita paciência e carinho, já que o humor dos pequenos tende a ficar bastante alterado. Além disso, é possível utilizar produtos específicos e truques para aliviar os sintomas (e a irritação) do bebê.
Consulte um pediatra para uma avaliação dos sintomas
Os primeiros dentinhos que aparecem são os incisivos centrais inferiores (embaixo, no meio da boca) e os sintomas podem variar de criança para criança.
Quando a dentição começa a aparecer, o ideal é que o próprio pediatra do pequeno faça uma avaliação. De acordo com cada caso, o médico poderá receitar produtos, medicamentos ou alimentos que possam ajudar a aliviar a irritação, a coceira, a febre e até uma possível diarreia.