05 dicas para mamães de primeira viagem

Dicas para mamães de primeira viagem
Conheça algumas dicas para facilitar a vida das mamães de primeira viagem, principalmente em período onde o pequeno ainda é recém-nascido.

Ser mãe! Um sonho tão buscado por muitas mulheres, mas que pode se tornar um motivo de nervos e preocupações.

Por isso, neste post, trouxe algumas orientações capazes de ajudar mamães de primeira viagem a superar desafios com seus pequenos, principalmente os recém-nascidos.

1. Amamentação em livre demanda

Essa é uma dica que, apesar de seus benefícios, muitas mamães não acreditam que realmente ajude. 

Praticar a amamentação em livre demanda ajuda a acalmar o bebê, uma vez que, quando o pequeno está incomodado por conta da fome, ele irá chorar. Ao dar o peito para a criança, ela irá se acalmar e tudo ficará mais tranquilo. 

Outro ponto é que, quanto mais peito a mãe oferece, mais a criança mama e, consequentemente, mais a mãe produzirá leite. 

Esse aumento na produção de leite, faz com que o bebê possa ser alimentado com um leite de mais qualidade, diminuindo assim as chances do pequeno ficar doente.

2. Arrotar durante a mamada

Sabe quando o bebê começa se mostrar desconfortável ao mamar, recusando o peito e até mesmo chorando? Pois essas podem ser indicações de que está na hora de colocar o bebê para arrotar, mesmo estando no meio da mamada.

Esses incômodos que o bebê pode sentir ao mamar, muitas vezes podem ser causados por conta da criança ter engolido muito ar,  causando assim o incômodo.

3. Não deixe de dar colo ao bebê

Quando o bebê nasce, por ainda ser imaturo, ao perceber o mundo ele pode se sentir inseguro e sentir uma necessidade de trazer à memória as sensações que tinha dentro do útero. E o colo é capaz de simular essa sensação.

Além do mais, alguns pesquisadores concluíram que a maneira como os pais se relacionam com seus filhos nos primeiros anos de vida influencia na maneira como o bebê irá se desenvolver ao longo dos anos.

“Meu filho não vai ficar mimado quando crescer?”

Uma pessoa ter um desvio de personalidade por ter recebido colo demais é algo extremamente difícil. Além disso, mesmo que aconteça, é mais fácil aconselhar uma criança mimada, que recebeu colo demais, do que um psicopata que recebeu colo de menos.

Então, dê colo sim ao seu filho.

O colo é capaz de deixar o bebê tranquilo, de melhorar a digestão, aliviar as cólicas, melhorar o desenvolvimento dos sentidos, diminuir dores, ajudar no desenvolvimento de bebês prematuros e prevenir doenças.

4. Crie rotinas para seu bebê

Apesar desta dica parecer contraditória à amamentação em livre demanda, ela não é. 

Manter a amamentação conforme a necessidade do bebê, naturalmente fará com que ele crie sua própria rotina de amamentação e, paralelo a isso, você pode ir criando outras rotinas, como por exemplo para o banho, para a hora do passeio, para o sono, etc.

Então, crie rotinas em diferentes atividades, menos na amamentação, pois essa deverá ser estipulada pelo próprio bebê.

5. Sons que acalmam

Algumas pessoas relatam que amam dormir com o som de um ventilador ligado, ou da televisão, ou da chuva. O fato é que, tais sons possuem o poder de nos acalmar, e com os bebês não é diferente.

Sons como o de secador de cabelos, máquina de lavar roupa, torneira aberta e diversos outros sons ajudam os pequenos a dormirem melhor.

Existem alguns aplicativos gratuitos capazes de simular esses sons e que diversas mamães de primeira viagem costumam usar no momento do bebê dormir. 

Um destes aplicativos é o Baby Sleep – White Noise, disponível para Android / iOS.

White Noises (ou ruídos brancos, na tradução) são sons agradáveis capazes de acalmar qualquer pessoa, principalmente os bebês. E este app tem bons exemplos, como barulho de chuva, brisa, floresta, fogueira, além de canções de ninar. É possível ainda programar o tempo em que os sons rolam e gravar sua própria voz aveludada para que seu pequeno tenha bons sonhos.

Porém, caso você não tenha acesso ao celular no momento de fazer o bebê dormir, faça você mesma um som de ruído branco, que é aquele chiado (“sssshhhhhhh”) que televisões costumam emitir quando estão fora do ar. 

Algumas mamães de primeira viagem tendem a fazer esse chiado pausadamente – “sssshhhh” … “sssshhhh” … “sssshhhh”. Porém o ideal é que esse ruído seja o mais contínuo possível “sssssssshhhhhhhhhhhhhhh”, pausando apenas para respirar. 

Então, para acalmar e fazer seu bebê dormir, pegue-o no colo e, fazendo movimentos de balanço (para frente e para trás) e faça o chiado o mais próximo possível da orelha. 

Algumas mamães costumam dizer que essa ação é capaz de fazer milagres com seus pequenos. 

Dr Wesley Pediatra Santo Antonio da Platina

Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
COMPARTILHE ESTE POST

2 respostas

  1. Nossa doutor eu sou mas de primeira viagem estou usando esse aplicativo para o meu bebê dormir nossa e um verdadeiro milagre logo ele dorme quando ligo
    Muito obrigada pelas dicas deus abençoe sempre ainda mas como nos maes de primeira viagem que temos muitas dúvidas e medos o senhor nos ajuda muito

    1. Olá, Aline. Poxa! Fico muito feliz que tenha dado certo. Esse aplicativo é ótimo, não é?!
      E pode deixar que sempre haverá mais dicas para mamães de primeira viagem, assim como você. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Sobre Dr. Wesley Pediatra Santo Antônio da Platina

Dr. Wesley Jr.

O Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior é graduado na Universidade do Oeste Paulista, pela Faculdade de Medicina “Dr. Domingos Leonardo Cerábolo”, com Residência Médica na especialidade de Pediatria, pela Faculdade de Medicina de Marília.