Um dos desafios mais difíceis enfrentados pelos pais é educar os filhos. Saber como ensinar o que é certo ou errado, o que ele pode ou não fazer, é algo que gera muitas dúvidas.
E não somente para pais de crianças maiorzinhas. Quando os filhos ainda são bebês, dúvidas como: “O que fazer com a criança se ela fizer algo errado?” ou “Devo dar broncas no bebê”, fazem com que mamães e papais fiquem perdidos em certas situações.
Adianta dar broncas no bebê?
No período onde a criança ainda é bem pequena, o trabalho principal que os pais devem se preocupar é em acolher, proteger e estimular o pequenino, pois, tentar impor alguma disciplina, neste início de vida, não adianta muito.
Por mais que o bebê já esteja conseguindo engatinhar e aprontar, ele ainda não é maduro o suficiente para conseguir diferenciar o certo do errado.
Claro que, isso não significa que os pais não possam começar desde cedo a orientar seus filhos, porém, nem sempre a criança irá se lembrar da forma como você agiu, quando ela fez algo de errado.
Por isso, será preciso que você constantemente repita uma orientação positiva, sem perder a paciência, gritar, menosprezar ou humilhar a criança, pois, atitudes assim, somente deixarão a criança assustada e poderão trazer consequências desastrosas no futuro.
Se dar bronca não resolve, o que fazer então?
Apesar de dar bronca nos bebês não resolver muita coisa, não significa que os pais devem deixá-los fazerem o que bem entenderem. É preciso orientar.
Abaixo, separei cinco dicas para que seu bebê comece a assimilar o que você tem a ensinar, sem que você precise dar broncas.
1. Bronca não resolve, mas o “não” pode ajudar, sim!
Como o bebê não entende o que é uma bronca, ao invés de brigar com ele, para corrigir uma atitude, ao vê-lo fazendo algo errado, intervenha, olhe em seus olhos e diga um firme “não”.
Caso ele venha a repetir a ação, busque também repetir sua atitude. Desta maneira você estará ensinando aos poucos para o pequeno o que é certo e o que é errado.
2. Substitua o que não pode pelo que pode
Um complemento interessante para ser feito na hora de dizer não, é oferecer algo em troca. Por exemplo, se seu filho estiver mexendo em algo que não é para ele mexer, diga “não!” e, em seguida, tente mudar a atenção dele para alguma outra coisa, como um brinquedo.
Os pequenos têm memória curta e tendem a desviar a atenção e o foco com facilidade. Por isso, tente fazer com que o bebê seja atraído pelo que você tem em mãos.
3. Crie um ambiente seguro para a criança
Quando os pequeninos chegam na fase de explorar os ambientes, tudo que veem pela frente querem pegar e, muitas vezes, colocar na boca.
Por tal motivo, busque deixar à disposição do bebê apenas aqueles objetos que ele de fato possa ter contato e que não prejudiquem sua segurança. Desta forma, você também irá conseguir diminuir a quantidade de vezes que terá que dar broncas por ele estar fazendo algo de errado.
4. Tente entender o momento do bebê
Quando se é bebê, tudo é novidade e, por conta da curiosidade, surge uma vontade de experimentar e explorar tudo. Como os pequenos ainda não possuem regras e limites que os guiem, desejam mexer em tudo que encontram pela frente.
Entenda que, se seu filho está apresentando essa atitude, é porque isso é apenas uma forma de conhecer o novo mundo em que ele está vivendo agora, não testar sua paciência.
5. Aposte no reforço positivo
Não é somente as atitudes erradas que devem ser observadas pelos pais, as conquistas também devem ter atenção, pois, se um “não” ajuda a orientar quando o pequeno faz algo de errado, o incentivo pela coisa certa também ajuda na orientação – e muito!
Então, busque sempre “festejar” com o pequeno a cada conquista dele. Desta forma, a tendência é que ele comece a repetir estas boas atitudes, por estar sendo incentivado.