Adianta dar broncas no bebê para ensinar o certo ou errado?

Se tem uma coisa comum na relação pais e filhos é a bronca! Mas será que esta atitude serve para quando as crianças ainda são bebês? Descubra.

Um dos desafios mais difíceis enfrentados pelos pais é educar os filhos. Saber como ensinar o que é certo ou errado, o que ele pode ou não fazer, é algo que gera muitas dúvidas.

E não somente para pais de crianças maiorzinhas. Quando os filhos ainda são bebês, dúvidas como: “O que fazer com a criança se ela fizer algo errado?” ou “Devo dar broncas no bebê”, fazem com que mamães e papais fiquem perdidos em certas situações. 

Adianta dar broncas no bebê?

No período onde a criança ainda é bem pequena, o trabalho principal que os pais devem se preocupar é em acolher, proteger e estimular o pequenino, pois, tentar impor alguma disciplina, neste início de vida, não adianta muito. 

Por mais que o bebê já esteja conseguindo engatinhar e aprontar, ele ainda não é maduro o suficiente para conseguir diferenciar o certo do errado.

Claro que, isso não significa que os pais não possam começar desde cedo a orientar seus filhos, porém, nem sempre a criança irá se lembrar da forma como você agiu, quando ela fez algo de errado.

Por isso, será preciso que você constantemente repita uma orientação positiva, sem perder a paciência, gritar, menosprezar ou humilhar a criança, pois, atitudes assim, somente deixarão a criança assustada e poderão trazer consequências desastrosas no futuro.

Se dar bronca não resolve, o que fazer então?

Apesar de dar bronca nos bebês não resolver muita coisa, não significa que os pais devem deixá-los fazerem o que bem entenderem. É preciso orientar. 

Abaixo, separei cinco dicas para que seu bebê comece a assimilar o que você tem a ensinar, sem que você precise dar broncas.

1. Bronca não resolve, mas o “não” pode ajudar, sim!

Como o bebê não entende o que é uma bronca, ao invés de brigar com ele, para corrigir uma atitude, ao vê-lo fazendo algo errado, intervenha, olhe em seus olhos e diga um firme “não”.  

Caso ele venha a repetir a ação, busque também repetir sua atitude. Desta maneira você estará ensinando aos poucos para o pequeno o que é certo e o que é errado.

2. Substitua o que não pode pelo que pode

Um complemento interessante para ser feito na hora de dizer não, é oferecer algo em troca. Por exemplo, se seu filho estiver mexendo em algo que não é para ele mexer, diga “não!” e, em seguida, tente mudar a atenção dele para alguma outra coisa, como um brinquedo. 

Os pequenos têm memória curta e tendem a desviar a atenção e o foco com facilidade. Por isso, tente fazer com que o bebê seja atraído pelo que você tem em mãos.

3. Crie um ambiente seguro para a criança

Quando os pequeninos chegam na fase de explorar os ambientes, tudo que veem pela frente querem pegar e, muitas vezes, colocar na boca. 

Por tal motivo, busque deixar à disposição do bebê apenas aqueles objetos que ele de fato possa ter contato e que não prejudiquem sua segurança. Desta forma, você também irá conseguir diminuir a quantidade de vezes que terá que dar broncas por ele estar fazendo algo de errado.

4. Tente entender o momento do bebê

Quando se é bebê, tudo é novidade e, por conta da curiosidade, surge uma vontade de experimentar e explorar tudo. Como os pequenos ainda não possuem regras e limites que os guiem, desejam mexer em tudo que encontram pela frente.

Entenda que, se seu filho está apresentando essa atitude, é porque isso é apenas uma forma de conhecer o novo mundo em que ele está vivendo agora, não testar sua paciência. 

5. Aposte no reforço positivo

Não é somente as atitudes erradas que devem ser observadas pelos pais, as conquistas também devem ter atenção, pois, se um “não” ajuda a orientar quando o pequeno faz algo de errado, o incentivo pela coisa certa também ajuda na orientação – e muito!

Então, busque sempre “festejar” com o pequeno a cada conquista dele. Desta forma, a tendência é que ele comece a repetir estas boas atitudes, por estar sendo incentivado.

Dr Wesley Pediatra Santo Antonio da Platina

Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
COMPARTILHE ESTE POST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Sobre Dr. Wesley Pediatra Santo Antônio da Platina

Dr. Wesley Jr.

O Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior é graduado na Universidade do Oeste Paulista, pela Faculdade de Medicina “Dr. Domingos Leonardo Cerábolo”, com Residência Médica na especialidade de Pediatria, pela Faculdade de Medicina de Marília.