Me responda, mamãe: seu filho ainda é um bebê e você não consegue fazer com que ele durma sozinho e/ou a noite toda? Essa é uma situação apavorante, não é mesmo?!
Pois saiba que você não está sozinha!
Muitas mamães passam por essa dificuldade de fazer com que seus filhos pequenos adormeçam, principalmente no período noturno. E, para piorar, alguns bebês, principalmente recém-nascidos, somente conseguem pegar no sono ao serem ninados no colo ou, em outros casos, no momento ou logo após mamarem.
Infelizmente essa é uma realidade para muitas mamães que, mesmo após conseguirem fazer com que seus filhos adormeçam, ainda precisam passar pelo desafio de colocá-los no berço sem que acordem.
A vida de uma mamãe, principalmente de primeira viagem, é repleta de desafios assim, além de muitas dúvidas, também.
Como fazer o bebê dormir sozinho no berço? Como fazer o bebê dormir a noite toda?
Bom! Para descobrir a resposta, primeiramente é preciso compreender o sono dos pequenos e entender que cada bebê é diferente um do outro. Então, certa atitude que possibilite fazer com que um determinado bebê consiga dormir, pode não ser tão eficaz com outro pequeno. O importante nesse momento é ter paciência e persistência para entender o que funciona melhor para seu filho.
Uma vez entendido isso, separei algumas dicas que poderão lhe ajudar nesse momento, tornando as noites de sono do seu bebê, e as suas também, muito melhores.
1. Ensine a diferença entre o dia e a noite
Logo nos primeiros meses de vida, o bebê não consegue ainda entender a diferença entre o dia e a noite. Por isso, torna-se função dos pais mostrar essa diferença para que aos poucos o pequeno vá compreendendo.
Para isso, durante o dia, procure deixar a casa bem iluminada, arejada e deixe também que sons comuns da sua rotina doméstica estejam presentes e perceptíveis ao bebê. Permita que ele ouça a campainha, o telefone, a televisão, os cantos dos pássaros, os latidos dos cachorros e tudo que for do seu dia-a-dia. Com isso, o bebê começará a perceber uma diferenciação entre o sono noturno, que é mais tranquilo, e às sonecas durante o dia.
Outra coisa importante também a se fazer é, se durante o dia a casa está bem iluminada, a noite deve estar o mais escuro possível, pois isso ajudará seu pequeno a não trocar o dia pela noite.
Dica bônus: tenha um abajur ou lâmpada de tomada para os momentos das mamadas. O ideal é que essas luzes sejam fracas, tendo apenas força o suficiente para que você consiga se movimentar pelo quarto.
2. Rotina do sono
Criar uma rotina do sono é uma dica de ouro e que funciona até mesmo para nós, adultos.
O objetivo dessa técnica é mostrar, através de uma rotina, que está chegando o momento do bebê dormir.
Não existe uma regra exata para uma rotina do sono. Por isso, vai de você ir vendo o que mais funciona com seu bebê.
Veja uma sugestão:
• 19hs – Momento de preparar a banheirinha com água morna, mais ou menos em 37 graus;
• 19:15hs – Dê um banho relaxante. Mesmo que o bebê adore ficar chutando e jogando água para todos os lados, tente fazer com que seu toque nele seja algo tão relaxante quanto uma massagem, mas sem apertá-lo.
• 19:30hs – Momento de colocar a roupinha. Nessa hora você pode também aproveitar para passar um hidratante próprio no corpinho do bebê. Isso também irá ajudar no relaxamento.
• 19:40hs – Mamada. Este é o momento onde começa a diferenciação do dia e da noite. Por isso, dê o mamá no escuro, no máximo com uma luz bem fraquinha de um abajur ou de outro cômodo, com a porta levemente aberta.
Pode ser que seu filho adormeça mamando. Por isso, somente coloque-o para arrotar em seu ombro se ele demonstrar agitação ou incômodo. Após isso, coloque o bebê novamente no peito para verificar se realmente ele acabou de mamar e, por fim, deite o bebê com muito cuidado no berço.
• 00:00hs – Mamada dos sonhos. Essa é uma dica que se refere à dar de mamar com o bebê dormindo, na tentativa de fazer com que ele durma mais tempo durante a noite. A ideia é que você não o acorde para a mamada.
Depois de alguns dias realizando uma rotina assim com essa, a tendência é que seu pequeno aprenda que a hora do bebê dormir está chegando e que com isso ele durma mais do que uma simples soneca.
3. Evite que o bebê pegue no sono em seu colo
Essa é uma dica para ajudar a evitar que o bebê se torne dependente do colo da mamãe ou do papai para pegar no sono.
O ato de ninar o pequeno na tentativa de fazê-lo dormir, faz com que ele associe o aconchego do colo e o movimento de balançar com o sono, tornando isso um problema, pois, todas às vezes que o bebê acordar chorando, sentirá a necessidade do colo para dormir novamente.
Busque então dar colo e carinho apenas em outros momentos. Na hora do bebê dormir, coloque-o acordado no berço para que assim ele se acostume e sinta segurança em dormir sozinho.
4. Berço apenas para dormir
Assim como devemos utilizar nossa cama apenas para dormir, a fim de fazer com que nosso corpo e mente consigam fazer uma relação entre cama e sono, para um bebê devemos fazer o mesmo.
Não use o berço de seu filho como um local para amamentação ou um local para brincar. O berço deve ser exclusivamente usado para o sono do bebê. Assim ele começará a entender que, quando for colocado no berço, será o momento de repousar.
5. Use a “naninha” ao seu favor
Todos nós, quando crianças, já tivemos um objeto que nos transmitia conforto e segurança na hora de dormir. Era a famosa “naninha”.
Então, que tal relacionar esse objeto com o sono também?
Descubra qual o item preferido de seu bebê e deixe com ele no berço durante a noite. Isso fará com que, caso ele desperte, sinta mais segurança para pegar no sono novamente.
Essas estratégias são algumas das diversas que podem ajudar tantos os bebês quanto os pais a terem noites de sono mais tranquilas. Mas entenda que cada bebê é de um jeito. Por isso, teste e veja quais estratégias se adaptam melhores ao seu filho e você.
Uma resposta