Coronavírus: como entreter as crianças na paralisação das aulas

Imagem-Destacada13
Confira algumas dicas de atividades e de organização para manter um ambiente tranquilo para crianças e adultos neste período.

Uma das preocupação dos pais com a suspensão das aulas é o fato de que, se a criança passar mais tempo em casa, mais ela irá querer ficar em frente as telinhas (celular, tablet, televisão). Por isso, o primeiro passo é entendermos que isso será algo natural, mas que é preciso fazer o possível para organizar a rotina, a fim de recorrer o mínimo possível a esse recurso.

E nessa organização de rotina, o ideal é manter atividades diárias nos horários de sempre, para evitar que a criança entenda que essa paralisação seja considerada um período de férias.

Atividades como banho, alimentação e sono devem permanecer o mesmo de uma rotina normal de aulas, porém, agora, o que deve entrar nessa rotina são as horas de brincadeira com os pais e também sozinhos.

Qual a melhor hora para brincar com as crianças?

O ideal é que esse momento seja no início do dia, pois isso evita que os pais tenham que dizer frases como “daqui a pouco eu brinco”. Frases como essa tendem a gerar uma falta de paciência tanto para as crianças quanto para os adultos.

Por isso, quando dedicamos um tempo de qualidade aos nossos filhos já no começo do dia, eles conseguem entender melhor quando for a hora de esperar.

Tarefas domésticas

Um bom meio de entreter as crianças nesse período de paralisação é incluindo-as nas tarefas de casa. Essa inclusão, além de entreter, ajuda a desenvolver a consciência de que todos da casa precisam ajudar a mantê-la arrumada e limpa.

Crianças com mais de 2 anos já conseguem executar tarefas simples como tirar a toalha da mesa ou passar pano. E o legal é que, tais atividades podem ser realizadas brincando ou dançando. Tudo que precisamos fazer é abusar da criatividade. Assim, a rotina acaba ficando mais legal e o clima mais leve.

E na hora de brincar?

Bom! Nesse caso é interessante planejar algumas brincadeiras de forma que haja uma divisão de tempo entre brincadeiras que exijam movimentação e outras concentração.

Para gastar a energia dos pequenos, aposte em brincadeiras como guerra de papel ou algodão ao alvo. Atividades como essas, apesar de serem divertidas, fazem bagunça, porém, essa bagunça, pode ser uma boa desculpa para continuar a diversão no momento da arrumação.

Agora, para brincadeiras mais calmas, prefira atividades como fazer um desenho ou até mesmo escrever cartas para os avós. 

Nesse item, os livros são ótimos aliados também. Você pode pedir para que seu filho lhe conte uma história que ele tenha lido. É possível até mesmo montar um teatro junto com ele sobre a história. 

Dr Wesley Pediatra Santo Antonio da Platina

Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
COMPARTILHE ESTE POST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Sobre Dr. Wesley Pediatra Santo Antônio da Platina

Dr. Wesley Jr.

O Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior é graduado na Universidade do Oeste Paulista, pela Faculdade de Medicina “Dr. Domingos Leonardo Cerábolo”, com Residência Médica na especialidade de Pediatria, pela Faculdade de Medicina de Marília.