Devemos evitar as papinhas industrializadas?

papinhas industrializadas
De um lado, a praticidade. Do outro, a preocupação com os nutrientes. Será que as papinhas industrializadas são uma boa fonte de alimentação?

Quando vamos ao mercado, é possível encontrar uma grande quantidade de produtos alimentícios para bebês. Dentre eles, está a papinha industrializada.

A maioria delas apresentam em seu rótulo a informação de que seu consumo é saudável e que até mesmo menores de seis meses podem comer. Ou seja, pelos rótulos, temos praticidade e uma boa fonte de alimentação, certo?

Infelizmente não é bem assim.

Neste assunto, é preciso levar em consideração 2 pontos de recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS):

  1. A introdução alimentar, ou seja, o momento no qual o bebê começa a se alimentar de comidas mais sólidas, deve ter início a partir do sexto mês de vida;
  2. Muitas das papinhas industrializadas, apesar de se dizerem saudáveis, apresentam uma quantidade inapropriada de açúcar, uma substância que deve ser evitada até os 2 anos.

Claro que, neste segundo ponto, consideramos as papinhas doces, feitas com frutas, porém, existem também no mercado, diferentes papinhas industrializadas de legumes, verduras, carnes, cereais e de feijão, que são preparadas para crianças com idade entre 6 meses e 2 anos.

Apesar das marcas mais vendidas não apresentarem aditivos em sua composição, a OMS recomenda que papinhas industrializadas não façam parte da alimentação da criança por diversos motivos. Dentre eles estão:

  • Suas texturas não favorecem o desenvolvimento da mastigação, mesmo havendo diferença de consistência para as diversas idades;
  • São compostas por diferentes alimentos misturados no mesmo potinho, o que dificulta a percepção dos diferentes sabores;
  • Não favorecem a criança a se acostumar com o tempero da comida da família e com os alimentos da sua região;
  • As vitaminas e minerais dos alimentos in natura são mais bem aproveitadas pelo organismo do que as vitaminas e minerais adicionados nessas papinhas.

Apesar disso, caso você dê preferência pelas papinhas industrializadas, por conta da praticidade e rapidez, é preciso atenção em qual marca esteja adquirindo e também em algumas informações do rótulo, pois, para ser saudável, a papinha não deve possuir corantes, conservantes, acréscimo de açúcar e gordura trans.

Também é necessário ficar de olho no sódio, dando preferência aos produtos que contenham a menor quantidade.

Dr Wesley Pediatra Santo Antonio da Platina

Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
COMPARTILHE ESTE POST

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
Sobre Dr. Wesley Pediatra Santo Antônio da Platina

Dr. Wesley Jr.

O Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior é graduado na Universidade do Oeste Paulista, pela Faculdade de Medicina “Dr. Domingos Leonardo Cerábolo”, com Residência Médica na especialidade de Pediatria, pela Faculdade de Medicina de Marília.