Febre Infantil: saiba quando procurar o pediatra

Imagem-Destacada-17
Você é uma mãe que se preocupa em já ligar para o pediatra logo no primeiro indício de febre em seu filho? Então, confira este post.

Antes dos pais saírem desesperados correndo atrás do pediatra ou de antitérmicos, para baixar a febre da criança, é preciso entender o que é a febre e porquê ela existe.

Febre não é doença, mas sim um sintoma. Esse aumento de temperatura mostra que algo está acontecendo no organismo e que o corpo está buscando combater. Em outras palavras, a febre é uma reação do organismo para combater uma infecção, causada por vírus ou bactéria.

Esse aumento de temperatura corporal facilita a circulação das defesas no organismo, liberadas pelo sistema imunológico.

Nossa temperatura corporal considerada normal é de até 37,5 °C, sendo a febre definida como superior a esta temperatura.

Termômetros

Quando recorrer aos medicamentos?

Muitos pais recorrem ao uso de medicamentos sempre que o termômetro indica uma temperatura acima de 37 °C, pois acreditam que uma febre está prestes a surgir.  O fato é que, mesmo com febre, o uso errado de medicamentos, como os antitérmicos, pode causar consequências negativas se automedicados.

É preciso entender que os antitérmicos não atuam sobre a doença que desencadeou a subida da temperatura, mas apenas diminuem a febre. A preocupação principal, quando há febre, deve ser com o diagnóstico do que a causou, não com ela em si.

Aliás, a febre de até 38,6 °C otimiza o sistema imunológico, ajudando o organismo da criança a se defender, pois, a produção de anticorpos protetores aumenta e as células de defesas são recrutadas de maneira mais rápida.

“Mas se a febre, a princípio, não faz mal, quando os antitérmicos são necessários?”

No geral, eles são indicados para aumentar o conforto da criança no alívio de sintomas como tremores, mal-estar e aceleração dos batimentos cardíacos. Isso significa que se seu filho está quente, mas continua correndo pela casa, então não é preciso medicá-lo.

Claro, há exceções, como as crianças com problemas cardíacos ou pulmonares, além daquelas que têm suscetibilidade a crises convulsivas desencadeadas por febre.

Lembre-se: nunca automedique seu filho. Se for necessário o uso de antitérmicos, que estes sejam indicados pelo pediatra.

Sinais de quando procurar um médico

É imprescindível procurar assistência médica nos seguintes casos (importante: os valores se referem à temperatura axilar, ou seja, medida com o termômetro na região da axila):

1) Quando a temperatura estiver acima de 37,5 ºC e abaixo de 35,5 ºC em bebês com menos de três meses;

2) Quando a temperatura for superior a 39º C em bebês com mais de três meses, ou se a febre vier acompanhada de choro persistente e irritabilidade extrema;

3) Quando houver os seguintes sintomas:

• Respiração rápida, com mais de 50 respirações por minuto em bebês de até um ano e mais de 40 respirações por minuto em crianças entre um e cinco anos;
  • Rigidez na nuca, quando o queixo não encosta no peito;
  • Quando a fontanela (moleira) estiver tensa e abaulada (ao passar a mão, é possível sentir que a moleira está saliente).

4) Quando a febre durar mais de um dia, acompanhada de dor de cabeça, irritabilidade, sonolência, dificuldade para falar, apatia (sintomas sugestivos de meningite) em crianças de até dois anos.

5) Febre em pessoas de qualquer idade acompanhada dos seguintes sintomas:

• Dor de cabeça forte e persistente;
  • Sensibilidade excessiva à luz;
  • Dor de garganta que impeça a deglutição;
  • Vermelhidão na pele;
  • Nuca enrijecida e dolorosa ao curvar a cabeça;
  • Confusão mental;
  • Vômitos repetitivos;
  • Dificuldade para respirar ou dor no peito;
  • Irritabilidade, apatia ou sonolência;
  • Dores abdominais;
  • Dor ao urinar ou micção frequente e em pequena quantidade.

Dr Wesley Pediatra Santo Antonio da Platina

Dr. Wesley de Moraes Pereira Junior