É realmente difícil resistir àquelas carinhas morrendo de vontade de experimentar uma coisa que você sabe que é verdadeiramente deliciosa, mas que é preciso consumir com cautela.
Daí surge a dúvida: “Posso dar ou não chocolate ao meu filho?”.
Bem… A resposta para esta pergunta irá depender, dentre outros fatores, da quantidade e idade da criança.
Segundo o Guia Alimentar para Criança Menores de 2 anos, do Ministério da Saúde, o recomendável é não oferecer nenhum tipo de alimento com acréscimo de açúcar, incluindo chocolate e achocolatados, para menores de 2 anos.
O chocolate é um alimento bem calórico e pode prejudicar o apetite da criançada, ainda mais na fase inicial da introdução à alimentação com sólidos, entre 6 meses e 1 ano.
Nesta fase, os pequenos precisam de uma dieta rica em nutrientes que ajude no crescimento e desenvolvimento, e o chocolate não se inclui nesta dieta.
Além disso, esse doce é um alimento calórico que pode contribuir para a obesidade infantil, favorecer a formação de cáries e, por conter cafeína e teobromina, pode viciar e estimular.
Por todos esses motivos, o ideal é que uma criança só experimente chocolate após os 2 anos e, ainda assim, em pequenas quantidades.
Mas não posso dar nem um pedacinho antes dos dois anos?
Como dito anteriormente, o recomendável é evitar. O chocolate é um alimento que não trará nenhum benefício para seu filho, a não ser “adoçar” a vida dele. Porém, a idade mínima para a criança começar a aprovar tal delícia, é por volta dos 12 a 14 meses.
Mas espere! Antes de já ir dando chocolate para seu pequeno, primeiro converse com seu pediatra, pois este doce também poderá ser contraindicado por outras razões, além da idade, como alergias.
Portanto, nas primeiras vezes, é preciso ficar de olho em possíveis reações, já que a criança pode ser alérgica a algum ingrediente da fórmula, como leite, amendoim ou castanhas.
E vale salientar que, por ser gorduroso, o chocolate às vezes pode provocar diarreia. Por isso, nunca deixe uma grande quantidade de chocolate à mão de seu filho.
Em resumo, apesar de ser uma delícia, quanto mais tempo você demorar para ofertar chocolate ao seu filho, melhor será.
2 respostas
Meu Deus! É maravilhoso demais esses conteúdos que vc posta…obrigado por esclarecer todas as dúvidas…
Muito obrigado, Alexssandro. Fico muito feliz em ter um feedback tão positivo assim. 🙂